Belo Horizonte será tomada por manifestações artísticas que ampliam os horizontes da experiência carnavalesca. Durante o Carnaval, as avenidas Andradas, Amazonas e Brasil se transformarão em galerias ao ar livre, com telas gigantes assinadas por 15 artistas mineiros, entre nomes consagrados e talentos emergentes, sob curadoria de Juliana Flores.
As obras, que trazem interpretações visuais sobre o Carnaval e carregam a identidade única de cada artista, foram criadas no Espaço 356, living center situado na saída para o Rio de Janeiro, no bairro Olhos D’Água, em Belo Horizonte, nos dias 24 e 25 de fevereiro. O local se tornou um verdadeiro ateliê coletivo, reunindo os grafiteiros para a produção das mais de 40 telas de grande formato – cada uma com 6 metros de altura por 3 de largura.
Os artistas participantes incluem Davi DMS, Ramar, Bolinho, Carolina Jaued, Gud, Fhero, Sodac, Marcos Ash, Fênix, João Gabriel, Zi Reis, Wanatta, Tekinha, PA3CK e Matheus Dias. Após finalizadas, as obras serão instaladas nas torres de áudio distribuídas pelas três avenidas que receberão sonorização especial dentro do projeto Via das Artes, uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, para a promoção do Carnaval da Liberdade 2025, dentro do AMA (Ano Mineiro das Artes).
“A escolha do Espaço 356 como local de produção dessas telas foi fundamental para reunir os artistas em um ambiente propício à criatividade e à troca de experiências. Grandes nomes da cena do graffiti em Belo Horizonte, como DMS, Wanatta, Bolinho e Fhero, dividiram espaço com novos expoentes da arte urbana, como Sodac e Zi Reis, para dar vida a um Carnaval ainda mais vibrante e autêntico”, explica a curadora Juliana Flores.
O Instituto Cultural Aurum assina a Produção Artística do Via das Artes, em parceria com a Codemge, Fundação Clóvis Salgado e APPA. “Este projeto celebra a arte urbana de maneira acessível e inovadora. Transformar as avenidas de Belo Horizonte em galerias a céu aberto reforça a conexão entre cultura e cidade, destacando a criatividade e autenticidade dos nossos artistas”, afirma Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação Clóvis Salgado.
Sobre o Espaço 356 – Com gestão e comercialização da GSA Ativos, O 356 foi criado para ser um local que oferece experiências, entretenimento, esportes, eventos, gastronomia, cultura, compras e serviços. O living center já oferece aos visitantes uma série de operações em funcionamento. O restaurante Rizoma é uma das atrações gastronômicas, oferecendo buffet no almoço e cardápio à la carte à noite, com opções variadas como parrilla, pizza, ceviches e culinária oriental, além de um buffet de antepastos.
No setor cultural, o Centro de Referência do Queijo Artesanal de Minas Gerais (CRQA) se destaca com um espaço dedicado ao queijo, um dos patrimônios da gastronomia mineira, que oferece produtos e experiências relacionados a essa tradição. O CRQA também abriga o Instituto de Hospitalidade de Artes Culinárias (Inhac), um projeto idealizado pelo renomado chef Léo Paixão e por Sarah Rocha, que oferece formação técnica em gastronomia e hospitalidade para jovens em situação de vulnerabilidade social.
Pensando em proporcionar diversão para toda a família, o Extremo Park oferece atividades como escalada, jump line, camas elásticas, oficinas e uma pista de velotrol, além de programação infantil com oficinas e animações. A Arena RM, desenvolvida em parceria com o ex-jogador Rafael Moura, conhecido como He-Man, possui uma mega estrutura esportiva destinada a modalidades de Beach Tennis, Padel e Pickleball, em um ambiente de nível internacional.
O 356 também reserva uma área corporativa de mais de 2 mil metros quadrados, voltada para empresas e profissionais de diversos segmentos, como arquitetura, design, startups e eventos. As salas a partir de 32 m² são ideais para indústrias criativas e serviços voltados à saúde, estética e bem-estar, criando um ambiente diversificado de negócios e oportunidades de networking.
Novas lojas e experiências de compras
Recentemente, diversas lojas abriram suas portas no 356, ampliando as opções de compra e experiência para os visitantes. O mix de lojas do 356 que conta com a como a Almacor (moda autoral e decoração), Maison Deboá (aromatizantes e cosméticos), One Only One (joalheria e gemologia), Up Premium (esmalteria), Oásis (bem-estar) e Atelier Mu (moda experimental). Para moda sustentável, destaque para a Bôhho, enquanto a boutique A Estilosa oferece alfaiataria de qualidade. A Max Visual garante cuidados masculinos com sua barbearia.
Lorraine Souza (31) 98455-8458 [email protected] https://interfacecomunicacao.com.br/empresa/